VOLTAR À PÁG.
DA COLEÇÃO

HOME
PREFÁCIO
CAPÍTULO I
CAPÍTULO XXXVII
CAPÍTULO II
CAPÍTULO XXI
CAPÍTULO XXXVIII
CAPÍTULO III
CAPÍTULO XXXIX
CAPÍTULO IV
CAPÍTULO XL
15 dC. Aldeia de Caná, a onze quilômetros de Nazaré. Jesus, todo de verde, visita o local e encontra soldados romanos contendo uma pequena rebelião. Ele aproxima-se calmamente do local e questiona a todos:

- O que está acontecendo aqui?

Responde uma das pessoas que reclamava da situação com os soldados!

- Tem um idoso ali que precisa muito de ajuda médica e os soldados não querem deixar a gente entrar para falar com o doutor, que vem aqui apenas uma vez a cada dois meses.

- Onde está o idoso? (questiona Jesus).
- Ali ao lado, no chão!

Jesus vai até ele, agacha-se e nota um ferimento grande em sua perna! O tecido começa a ficar podre! Um médico poderia querer amputá-la! O velhinho está com os olhos fechados, espremidos juntamente com sua face, tentando suportar uma dor que já ultrapassou os limites do possível. Ele não vê Jesus ali. Com uma das mãos aperta firme sua própria coxa, tentando conter o avanço da putrefação de seu ferimento! Como estão todos entretidos, confrontando os soldados romanos, o filho de Deus toca na ferida que rapidamente recua!

A musculatura se religa! O tecido se refaz! A dor já não existe mais! Outros pequenos problemas de saúde também são eliminados! Uma tosse que o incomodava! Dores de cabeça! Reumatismo! Um início de diabetes! O idoso abre lentamente seus olhos e vê, ainda de forma embaçada pela catarata que está regredindo, o jovem Jesus sorrindo para ele!

A imagem parece de um anjo jovem, branco e simpático! O idoso fecha mais uma vez seus olhos para acabar de recuperar a sua força! Agora o filho de Deus se levanta e continua sua peregrinação até outros necessitados. O velhinho se levanta e percebe que está totalmente curado. Olha para sua família que continua gritando com os soldados. Ele chama a atenção de todos:

-
Parem! Parem! Eu... estou... curado...! É um milagre...! Um milagre...!

Tanto os soldados quanto a família dele param com a discussão e observam o idoso que mal podia antes se levantar... agora está de pé! E para provar que estava bom mesmo..., começa a dar saltos..., enquanto sorri para todos! Agora dá gargalhadas... e começa a dançar sozinho no meio da rua!

Não bastando o fato, que já deixou todos embasbacados..., o feliz velhinho também canta... e vai embora pela rua! De volta para a sua casa! A família mistura felicidade com preocupação, porque não entendem o que aconteceu ali. Jesus olha para trás, a caminho de sua próxima boa ação, e também sorri para aquele simpático senhorzinho que saltita, dança e canta de felicidade!

Perto dali dois cobradores de impostos estão deixando a cidade em busca dos trabalhadores que supostamente devem ao império romano. O jovem filho de Deus no local observa a ação de ambos dentro do centro da cidade!

O proprietário da banca de frutas encara feio os representantes do fisco que insistem no pagamento dos altos impostos romanos. Um cachorro vira-lata, todo malhado em preto e branco, encontra-se deitado de barriga para baixo sobre as quatro patas com a cabeça apoiada sobre as duas patas da frente. Ele observa toda a cena totalmente apático ao assunto.

-
Não tenho como pagar tanto dinheiro! Assim não compensa trabalhar aqui!
-
Ou paga ou perde tudo! Você decide!

Relutante e revoltado com a situação o "micro-empresário" procura em seu bolso o dinheiro cobrado! Ele encontra, conta as moedas e joga no chão para os representantes governamentais pegarem! O vira-lata agora ergue as orelhas para o som das moedas caindo ao chão.

-
Está aí seu imposto!
- Por que jogou as moedas no chão?
-
Para que vocês possam trabalhar um pouquinho antes de me roubarem!
- Agora você está devendo mais dinheiro!
- Do que está falando? O seu dinheiro está aí no chão!
- Você insultou o império romano e estou lhe cobrando uma multa por isso!
- Não te darei mais nada! Se quiser pegue do chão o que eu já lhe dei! Se quiser mais vá trabalhar!


O homem dos impostos levanta o braço e ameaça bater no rosto do insolente pagador de impostos quando Jesus se aproxima e segura o braço do romano folgado, impedindo-o de bater no cidadão! O pequeno vira-lata agora levanta a cabeça, porque o filho de Deus se colocou numa posição mais arriscada do que deveria.

- O que está acontecendo aqui? (indaga calmamente o jovem Jesus de 15 anos de idade).
-
E quem é você que ousa impedir um representante legítimo do império romano?
- Você já recebeu o que cobrara, por que não está satisfeito com isso? (responde o filho de Deus ainda calmo e controlado).
-
Largue a minha mão ou terei que bater em você também! (declara o cobrador de impostos).

Ao redor deles começa uma aglomeração humana. Ninguém ali está satisfeito com a ação dos romanos. Porém estes dois cobradores encontram-se em desvantagem numérica neste momento. O segundo cobrador de impostos rapidamente se abaixa para pegar as moedas atiradas ao chão pelo comerciante, antes que o povo as roube!

- Se prometer ir embora com seu dinheiro eu largo a sua mão! (declara Jesus, arriscando-se a um confronto).

As pessoas ao redor começam a gesticular de forma mais agressiva contra os dois cobradores e a gritarem para eles irem embora! Jesus libera o braço do romano que o abaixa e logo depois desfere um tapa no rosto do Senhor! O jovem filho de Deus sente o golpe, mas retorna o olhar diretamente para o cobrador! O vira-lata começa então a rosnar para a situação.

- Nunca mais se intrometa nos trabalhos do império.

Cristo não se intimida e requisita a ele:

- Se acha que está agindo de forma correta eu lhe ofereço minha outra face! (comenta Jesus).

Jesus vira ligeiramente o rosto para que o cobrador possa atingi-lo do outro lado agora! Isso surpreende o representante do império que não demonstra nenhuma ação! O povo ao redor, já está muito mais agitado e pronto para uma briga de rua. Sem muitas opções os cobradores desistem de ação mais violenta e se afastam lentamente dali. As cobranças foram transferidas para outro dia! Os dois resolvem ir embora antes que a coisa fique feia para ambos, porque a multidão começa a ofendê-los! O filho de Deus ainda questiona a todos ali:

- Por que vocês pagam estes impostos tão altos?
- Não temos opção! Se não o fizermos não poderemos trabalhar e nem ganhar dinheiro! (responde um deles).
- Sempre há outra opção na vida! (responde Cristo).
- E qual seria essa opção? (responde um dos comerciantes).

Jesus pensa um pouco no assunto e responde aos anseios da comunidade empresarial:

- À noite, depois que todos os romanos partirem, falarei a todos deste povoado. Avisem seus amigos, parentes e vizinhos! Eu lhes direi como poderão ter outras opções na vida.

Enquanto o grupo está reunido, o cachorro vira-lata, todo preto e branco, resolve correr atrás dos dois cobradores que já estão no final da rua. O animal salta e morde uma das nádegas do cobrador que esbofeteou o Senhor! Este grita desesperado! O cão, para não ser atingido pelo outro romano que já ameaçava um pontapé, corre de volta para perto de Jesus, que agacha-se e recebe o pequenino com afagos! O Senhor percebe que o cãozinho está com diversos problemas de saúde, além de pulgas, carrapatos, sarna e outros parasitas também internos!

- Olá, amiguinho...! Parece que você está precisando de ajuda...! Aliás... obrigado por ter me defendido!

Enquanto conversa e afaga o carinhoso animal, as pragas vão caindo ao solo e indo embora, liberando o vira-lata para viver melhor! Podemos apenas supor que Jesus pediu para que elas deixassem o canino em paz!

- Parece que seremos bons amigos daqui para frente!

Um aldeão aproxima-se de Jesus e lhe faz um convite:

- Senhor! Eu vi o que fizeste pelo comerciante. Sua coragem em enfrentar os caçadores de impostos romanos foi digna de um príncipe! Mas se pretendes viver em nossa aldeia terá que tomar mais cuidado! Da próxima vez os romanos cobrarão mais de nosso povo!

- Olá, Senhor! Não pretendo viver aqui! Estou apenas de passagem!
- Então sugiro que tome mais cuidado ainda ao enfrentar os cruéis romanos em nosso pequeno povoado! Não queremos criar problemas com o império que pode simplesmente querer nos destruir por causa de enfrentamentos.

O vira-lata começa a rosnar para as observações do aldeão. Jesus olha para o cão e de volta ao aldeão, quando comenta:

- Então o povo daqui simplesmente curva-se diante da tirania, sem nenhuma outra opção?
- A vida é dura e todos estes domínios pertencem aos romanos! Nada podemos fazer contra isso!
- Eu tenho algo a dizer a todos desta aldeia sobre opções de vida. Eu te convido para me ouvir hoje à noite.
- Se Deus o iluminou com informações tão importantes..., então garanto que todos aqui quererão te ouvir!
- Sim! Podes acreditar, meu amigo! É por causa de Deus que estou aqui!
- Neste caso convido-o para o casamento de minha filha, que se iniciará logo depois que os romanos partirem. Ao final da cerimônia o Senhor poderá falar a todos nós!
- Obrigado, bom homem!
- Qual o teu nome?
- Jesus, senhor! Jesus de Nazaré!
- Muito bem jovem Jesus! Venha até aqui mais tarde!
- Obrigado mais uma vez, senhor!

Mais tarde Jesus, agora todo de azul, roupa que usa apenas em ocasiões especiais, vai à festa de casamento, para qual fora convidado. Cristo está um pouco atrasado e desculpa-se ao chegar.

- Chegou tarde, Jesus! Já estamos comemorando! (diz o pai da noiva).
- Eu estava escrevendo coisas importantes, à luz de minha fogueira!
- Ah! Então é estudado?
- Sim! Meus pais sempre se preocuparam muito com isso!
- Muito bem! Fique à vontade! Vou pegar um pouco de vinho para você!
- Obrigado, senhor!

Ele e seu cachorro vira-lata perambulam pela aldeia ao som de músicas cantadas e muita dança no local. O pai da noiva retorna até Jesus e se desculpa:

- Jesus! Sinto muito, o vinho já acabou!
- Não se preocupe comigo! Estou bem, obrigado! Além do mais, preciso estar sóbrio para falar a seu povo!

O homem sorri e se afasta dali:

- Muito bem, então! Fique à vontade! Todos aqui são boas pessoas! Orgulhamos-nos de nossos vizinhos e amigos!

O velhinho, que Jesus mais cedo tinha curado dos problemas de saúde, quando estava na fila para falar com o doutor que visitou a aldeia, reencontra Jesus e o reconhece!

- Eu lhe conheço! És o homem que me curou mais cedo!
- Sim, senhor! Fui Eu quem o curou de todos os seus males! (responde Jesus, sorrindo ao velhinho).
- Graças a Deus que apareceu nesta aldeia! Louvado seja Deus!
- Então, és curandeiro também? (questiona o pai da noiva que ainda está por perto).
- Sou filho de Deus! Ele me criou para um propósito! Estou aqui para cumprir este propósito!
- É verdade? És realmente Filho direto de Deus?
- Sim!
- Tem certeza de que não és capaz de transformar água em vinho para que eu possa atender melhor meus convidados?
- Não, senhor! Acredito que nem Meu Pai possa!

O homem sorri, vira-se de costas para Jesus e bate palmas, pedindo a atenção de todos os convidados no casamento.

- Amigos e amigas! Estamos hoje aqui para celebrar o casamento de minha adorada filha!

A noiva, junto de seu noivo, sorri para o carinho do pai!

- Temos hoje um ilustre convidado de última hora! Jesus de Nazaré! Ele é filho de Deus na Terra dos homens! Veio abençoar seu casamento e dizer algumas palavras, neste dia tão especial para todos nós!
- Obrigado, senhor! (declara Jesus ao pai da noiva e agora começa a falar alto para que todos possam ouvi-lo).
Meus amigos...! Eu tenho uma missão...! Estou aqui para lhes dizer que o futuro da humanidade é o amor..., a paixão..., o respeito ao próximo...! Não há outro caminho a ser seguido...! Não há outro modo de se viver!

-
Deus me diz isso em minhas preces! (declara um dos ouvintes).
-
Não...! Ele não lhe diz isso...! (Declara Jesus para espanto dos presentes). Deus não fala diretamente aos homens...! Ele não ouve suas preces...! De fato..., Deus tem estado ausente da vida humana!

Começam os murmurinhos das pessoas que estão em desacordo com o que está sendo dito por Jesus. Ele percebe a discordância geral e continua suas falas!

-
Se Deus estivesse presente morreriam as criancinhas...? Morreriam as pessoas de bem...? As doenças proliferariam...? Eu digo que não..., meus amigos...! E é por isso que estou aqui...! É por isso que nasci no mundo dos homens...! Vim até vocês para lhes dizer que posso curar as doenças...! (olhando, Jesus, para o velhinho que curara mais cedo). Posso curar os animais...! (olhando, Jesus, para o vira-lata). Posso trazer paz e amor a todos...! (olhando para o casal de noivos).

-
O Senhor pretende tomar o lugar de Deus em nossos corações? (comenta de forma mais rude outro ouvinte sob alguns aplausos).

-
Não posso substituir um lugar que sempre esteve vago...! Estou apenas o ocupando...! Vim trazer uma mensagem do Firmamento aos homens e mulheres desta Terra...! Deus tem planos que transcendem as necessidades humanas...! Deus não pode ouvi-los...! Ele Me direcionou para que hoje Eu estivesse aqui...! Dizendo-lhes que o único caminho para viver bem é o amor e o respeito ao próximo...! Isso tornará a vida de cada pessoa muito melhor... e tornará menor todas as dificuldades que venham a ter no futuro!

-
Minha mãe foi curada depois que cumpri uma penitência em nome de Deus! (declara outro ouvinte). Quem a curou então? A quem devo agradecer? A você? (mais aplausos são ouvidos desta vez).

Jesus percebe que precisa convencê-los antes que não consiga mais controlá-los!

-
Todos vocês sabem que a fé remove montanhas...! Não sabem...?
-
Sim! (declaram diversas pessoas em apoio momentâneo a Jesus).

-
Não peço que abandonem sua fé...! Nem que deixem de acreditar em Deus...! Ele existe...! Eu sei disso! Sou Seu Filho...! O que vim dizer a todos é que o caminho para viver bem é a felicidade...! Só se consegue felicidade, praticando felicidade...! Se praticas o mau para outro receberá o mesmo mau em retorno...! Alguns de vocês viram hoje no centro de sua aldeia: o romano deu-me um tapa no rosto...! Ofereci-lhe minha outra face e ele parou...! Parou porque não ofereci a resistência que esperava...! Ofereci a empatia de que ele necessitava...! Ofereci o perdão aos atos cruéis que praticava...! Ofereci o apoio à causa dele...! Se cada um de vocês fizer o bem para o seu próximo... terão conseguido que cada uma dessas pessoas colaborem também com vocês...! Podemos mudar o mundo desta forma e torná-lo muito melhor!

-
O Senhor espera que façamos isso aos romanos? (indaga um dos ouvintes sob os risos de outros).

-
Espero que façam isso uns com os outros! (responde Jesus). Quando se acostumarem com esta atitude... verão que os romanos também merecerão o amor de vocês... Isso os assustará...! Eles passarão a compartilhar de seus problemas pessoais...! Porque o amor de vocês gerará neles a empatia...! Em pouco tempo serão seus amigos...! E depois disso eles intercederão por vocês junto ao império...! Garanto que os impostos diminuirão...! Que no final.... é o que vocês esperam realmente deles...! Não se pode ficar imune ao amor...! O amor ao próximo muda sua vida e a do outro também...! Ninguém consegue bater em você se oferece flores contra as armas...! Se oferece a outra face...! A compaixão aos frios de coração...! A bondade contra uma maldade...! Isto é amor...! É ser inteligente...! É ser esperto...! Isso eu posso lhes dar...! Meu Pai não pode...! Meu Pai depende de sua fé...! Vocês dependem apenas de si mesmos...! E Eu..., senhores..., sou apenas o mensageiro...! Não espero que acreditem em Mim...! Nem que substituam sua fé...! Espero que acreditem em vocês mesmos...! Sempre...!

Um ar de compaixão pelas palavras do jovem Senhor se espalhou entre os aldeões. O pai da noiva se aproxima sorrindo, com algumas lágrimas nos olhos e com muita compaixão pelo momento único que todos viveram! Ele segura os dois braços do Senhor em apoio ao que foi dito! A aldeia de Caná nunca mais será a mesma depois da passagem de Cristo por aqui!

- O Senhor..., tão jovem ainda..., já tão sábio..., proporcionou a mim..., minha filha... e a todos aqui... o maior dos presentes...! Muito obrigado, Senhor...! Filho de Deus! (comenta o pai da noiva ao pegar nas mãos de Cristo. Logo depois ajoelhou-se a seus pés. O mesmo fizeram outros presentes. Por fim todas as pessoas da aldeia se ajoelham diante das palavras do sábio e jovem Jesus).

-
Não façam isso! Por favor! (requisita Jesus). Minha missão não é ser louvado! Minha missão é direcioná-los para o bem da humanidade!

De nada adiantou. Todos continuaram a Seus pés e começaram juntos a orar a Deus, por ter enviado à Terra dos homens o mais sábio deles: o próprio filho! Jesus fica constrangido e até mesmo o vira-lata agora aproxima-se mais e deita-se aos pés de Cristo! O Senhor sorri meio sem jeito para o cãozinho, que olha para cima, procurando o olhar de aprovação de seu Senhor!

CAPÍTULO V
CAPÍTULO XLI
CAPÍTULO VI
CAPÍTULO XLII
CAPÍTULO VII
CAPÍTULO XLIII
CAPÍTULO VIII
CAPÍTULO XLIV
CAPÍTULO IX
CAPÍTULO XLV
CAPÍTULO X
CAPÍTULO XLVI
CAPÍTULO XLVII
CAPÍTULO XI
CAPÍTULO XLVIII
CAPÍTULO XII
CAPÍTULO XLIX
CAPÍTULO XIII
CAPÍTULO L
CAPÍTULO XIV
CAPÍTULO LI
CAPÍTULO XV
CAPÍTULO LII
CAPÍTULO XVI
CAPÍTULO LIII
CAPÍTULO XVII
CAPÍTULO LIV
CAPÍTULO XVIII
CAPÍTULO LV
CAPÍTULO XIX
CAPÍTULO LVI
CAPÍTULO XX
CAPÍTULO LVII
CAPÍTULO LVIII
CAPÍTULO XXI
CAPÍTULO LIX
CAPÍTULO XXII
CAPÍTULO LX
CAPÍTULO XXIII
CAPÍTULO LXI
CAPÍTULO XXIV
CAPÍTULO LXII
CAPÍTULO XXV
CAPÍTULO LXIII
CAPÍTULO XXVI
CAPÍTULO LXIV
CAPÍTULO XXVII
CAPÍTULO LXV
CAPÍTULO XXVIII
CAPÍTULO LXVI
CAPÍTULO XXIX
CAPÍTULO LXVII
CAPÍTULO LXVIII
CAPÍTULO XXX
CAPÍTULO LXIX
CAPÍTULO XXXI
CAPÍTULO LXX
CAPÍTULO XXXII
CAPÍTULO LXXI
CAPÍTULO XXXIII
COMENTE AQUI
ESTE LIVRO

CAPÍTULO XXXIV
CAPÍTULO XXXV
CAPÍTULO XXXVI
OOOOOOOOOOO
O
O
O
O
O
O
O
O
O
O
O

Capítulo Anterior
Próximo Capítulo
OOOOOOOOOOO