Este livro foi registrado na Biblioteca Nacional em nome do autor e está disponível gratuitamente para leitura apenas aqui neste site
O BARCO INVISÍVEL
GUERRA DE INVISIBILIDADE - Vol. III

VOLTAR À PÁG. DA COLEÇÃO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I
INIMIGO OCULTO

CAPÍTULO XXIV
A REPÓRTER É A NOTÍCIA

CAPÍTULO II
POSSE CIBERNÉTICA PÚBLICA

CAPÍTULO II
POSSE CIBERNÉTICA PÚBLICA

CAPÍTULO XXV
BALAS POR ARMAS

CAPÍTULO III
REUNIÃO DE GUERRA

CAPÍTULO XXVI
FAMÍLIA EM PÂNICO

Bárbara, jornalista de uma estação de TV brasileira, está agora acompanhando o evento da posse oficial dos vinte e cinco Assessores Cibernéticos Ministeriais da Presidência da República, os ACMPR, que assumem finalmente seus cargos junto aos ministros. Um deles já havia assumido previamente junto ao ministro da fazenda, poucos dias antes. Somente a presença deste primeiro ACMPR já foi suficiente para derrubar seu superior que fora substituído por outro, nomeado pelo presidente da república.

- Hoje é um dia histórico, telespectador! (declara Bárbara). A imprensa do mundo inteiro veio para o evento de posse de assessores cibernéticos ministeriais brasileiros! A todo o momento, nós da imprensa nacional, somos interpelados por repórteres internacionais para darmos explicações de como funciona a mistura do uso de androides com supercomputadores e política! Não há uma resposta simples para determinar qual será o resultado de tudo isso no futuro! Políticos e analistas especializados em diversos ramos estão dando seus depoimentos desde que o decreto presidencial fora assinado. Mas não há consenso! Muitos são a favor e um número igual ou superior de opiniões especializadas é contra! Entre os que não concordam se encontra o defensor de direitos humanos no Brasil, Jorge Stavilavsky, que concedeu ontem uma entrevista dizendo que existe um perigo muito grande em se colocar um supercomputador militar para gerenciar a vida civil! Ele alerta para a possibilidade de o governo estar cedendo às pressões militares nacionais para que esta instituição possa ter parte do controle sobre a sociedade brasileira. E desta forma estaríamos vivendo um novo tipo de ditadura militar, uma que seria controlada através dos computadores de guerra, eliminando assim o poder legítimo daqueles que votam em seus escolhidos para os cargos públicos. Ele alegou que hoje os computadores serão assessores, mas amanhã passarão a ser os eleitos pelos militares para mandar efetivamente em todos os aspectos da vida no país, configurando assim numa ditadura militar, obscurecida por fantoches cibernéticos que seriam manipulados como uma arma de guerra político-cibernética. Imediatamente o ministro do exército, um dos que são a favor dos assessores cibernéticos, declarou que as empresas e universidades que desenvolveram o supercomputador militar brasileiro já estão produzindo novos supercomputadores para administrar a vida pública. Serão equipamentos exclusivos da presidência da república para administrar os assessores robóticos. Dentro de mais alguns meses o supercomputador militar passará o controle destas ações para o outro novo recurso. O ministro declarou que não existe interesse das forças armadas em administrar a vida pública nacional. O uso do supercomputador militar foi uma necessidade inicial para tornar viável o decreto presidencial. É algo temporário e que não interferirá na liberdade do poder executivo no comando do país! Entre prós e contras, o fato é que a posse cibernética ocorrerá hoje e dentro de alguns meses poderemos vislumbrar como tudo será daqui para frente.

Agora o locutor oficial da presidência da república anuncia o momento tão esperado:

- Começa agora, em rede nacional, o evento de posse dos novos assessores diretos dos ministros de estado, conforme decreto assinado pelo excelentíssimo presidente da república, senhor César de Alencar e Castro...! Neste evento contamos com todos os vinte e cinco ministros de estado, o próprio presidente da república, os vinte e cinco assessores cibernéticos e diversas autoridades que acompanharão a posse histórica e única da democracia brasileira e mundial...! Agora o excelentíssimo senhor presidente da república irá falar sobre este momento!

O senhor César levanta-se de sua cadeira, postada ao centro do palco, e dirige-se ao púlpito para falar ao microfone:

- Queridos concidadãos do Brasil! Desde que recebi as informações sigilosas das forças armadas sobre um novo projeto de supercomputador militar que poderia controlar diversos avatares robóticos, e que estes personagens teriam condições de realizar coisas que apenas os humanos mais inteligentes vinham fazendo, tudo isso graças ao novo e incrível programa de computador de inteligência artificial, que apresentou resultados espantosos..., me apaixonei pelo projeto...! Durante todo este tempo realizei diversas reuniões com meus ministros militares e participei ativamente do desenvolvimento de coisas maravilhosas...! Estes projetos únicos estão hoje integrando diversos equipamentos, sistemas e veículos militares... com resultados exuberantes e..., por que não dizer..., espantosos...! Muitos e muitos testes foram realizados...! Vocês não imaginam quantos deles foram realizados...! Testamos novas armas que puderam..., muitas vezes..., substituir soldados e grupamentos inteiros... nos momentos mais críticos de missões...! Muitos chefes militares..., assim como muitos políticos hoje vêm fazendo..., se sentiram usurpados de seu poder..., por não terem dado as ordens para a execução de tarefas que foram realizados com esmero e eficiência pelo supercomputador sob seu comando...! Tanto é verdade..., que generais, e os nossos ministros militares aqui presentes, já falam em flexibilização da hierarquia e das tomadas de decisões tanto por parte dos homens e mulheres sob seus comandos, quanto pelas máquinas inteligentes do mundo militar...! Isso..., meus caros concidadãos..., não se trata de uma destruição da ordem estabelecida..., mas sim... de uma nova ordem..., mais adequada à evolução natural e atual da humanidade...! Depois de tudo isso..., percebi que o mundo político..., imperfeito..., desajustado às variações e necessidades da sociedade..., cheio de conchavos e muitas vezes...
falcatruas... que usurpam o verdadeiro poder que emana do povo..., precisava de uma melhoria...! Precisava de uma evolução...! Precisava de um assessor que, no dia-a-dia, pudesse apontar as falhas humanas e as necessidades mais urgentes..., fazendo previsões, cálculos difíceis de serem feitos, extrapolações que mostrassem a real necessidade de investimentos em áreas importantes da sociedade para a melhoria da vida da população! O ACMPR pode ser este sofisticado instrumento político! Ele pode ser aquele que mudará o conceito de homem público, já tão desgastado ao longo dos anos, devido a tantos desmandos de uns poucos que mancham a imagem do real significado de ser político. Mas antes dos ACMPR poderem executar seu papel fundamental de assessor fiel e solidário, precisamos retirar do poder aqueles que, por trás de recursos jurídicos, conchavos políticos, sujeitos à corrupção passiva e ativa, estão atrapalhando a evolução da sociedade! Depois disso..., dessa fase inicial difícil e turbulenta..., meus caros concidadãos..., vocês serão testemunhas de que, no futuro ser um homem público significará ser alguém íntegro, honesto, preocupado com a sociedade e incorruptível..., do contrário este será preso e perderá seu cargo eletivo para sempre! Peço um voto de confiança neste momento! Peço paciência à população e aos políticos de boa fé, para que aguardem até que a primeira limpeza seja executada com sucesso. Depois disso eu lhes prometo um mundo novo! Um mundo onde apenas a evolução e a preocupação com os seres humanos da sociedade serão possíveis! Um mundo onde ser brasileiro será motivo de orgulho... quando qualquer um de nós, que viajar ao exterior, poderá dizer lá fora: "eu sou feliz, porque sou brasileiro!". Muito obrigado!

Soam as palmas na platéia de convidados! Entre eles estão empresários, artistas, grandes fazendeiros e políticos que concordam com o novo decreto. Mas também fica visível a indiferença da maioria de nossos representantes públicos que não se manifestaram a favor do presidente, diante da mudança que os assustam e os dividem sobre o tema. Para engrossar o coro daqueles que concordam e batem palmas, estão os próprios avatares, ligeiramente esverdeados, controlados pelo supercomputador militar que se solidarizou em favor do evento. Isso criou um mal-estar ainda maior entre os políticos descrentes do ousado projeto.

Ouvem-se até mesmo alguns apupos, que as câmeras da imprensa tentam localizar sua origem, para mostrar quem são os que têm a coragem de vaiar um ato tão importante do presidente do Brasil num evento de posse, onde a própria imprensa mundial está presente. Este é um ato indigno de políticos que não conseguem enxergar as benesses da evolução humana. Um ato até mesmo passível de inquérito, para ser julgado como decoro parlamentar. Bárbara volta a falar sobre o fato:

- Podemos perceber algumas vaias aos assessores cibernéticos porque estes se manifestaram com palmas em favor das palavras do presidente da república.

O presidente, que voltava à sua cadeira para aguardar a continuação da posse cibernética, retorna agora para falar sobre a manifestação da plateia:

- Meus caros concidadãos e colegas políticos! Agradeço às palmas, aos incentivos e ao apoio neste momento único da história do Brasil..., da história humana... e da história da democracia no mundo...! O tempo dirá se o decreto..., que ora assinei..., terá o resultado esperado...! A história tem mostrado que as visões futuristas que uns poucos homens tiveram a coragem de externar aos seus iguais e contemporâneos, sempre foram recebidas com desdém..., pouco caso..., com vaias... e até mesmo com comportamentos e insinuações descabidas...! A igreja católica há muito tempo atrás chegou a queimar pessoas vivas ou condená-las à forca, simplesmente porque se dedicavam a interpretar a física e o universo. É normal no ser humano certa resistência às novidades! O que não podemos fazer... é cruzar a linha da ética e da ordem estabelecida, simplesmente porque as coisas não serão mais como imaginávamos ou como queríamos! A história natural mostra que todos aqueles seres que não se adaptaram à nova realidade... pereceram. Mesmo os grandes e poderosos dinossauros foram extintos! Portanto, meus concidadãos, a evolução humana é uma realidade! Convido todos a evoluírem juntos! Mas já sabemos que alguns serão extintos durante este processo! Muito obrigado!

As palmas agora soam mais fortes e também os apupos! Porém, as câmeras do Brasil e do mundo não perderam desta vez a oportunidade e conseguiram mostrar diversos políticos em pleno exercício como oposição ao decreto, com cabeças abanando contrariamente ao presidente, apupos, palmas irônicas seguidas de olhares que pouco concordam com as ações de suas próprias mãos e alguns outros ainda se levantam e deixam o evento.
O locutor oficial da presidência da república novamente se manifesta:

- Peço silêncio à plateia para que possamos dar prosseguimento ao ato público e à posse dos ACMPR... Silêncio, por favor...! Peço silêncio! (repete o locutor em vão, porque as palmas e vaias se multiplicam e aumentam de volume onde um procura encobrir o outro).

Depois de alguns segundos, o barulho se reduz lentamente e o locutor continua:

- Peço a palavra agora de um dos avatares cibernéticos que falará em nome do supercomputador militar que os coordena de forma individualizada.

Um ACMPR se aproxima do púlpito sob algumas vaias ainda e começa a falar:

- Senhoras e senhores! Eu sou um organismo cibernético..., não um exterminador do futuro!

Algumas pessoas sorriem na plateia com a piada robótica.

- Estou aqui para ajudar a sociedade humana! Sou apenas um instrumento político-técnico que pode ser colocado novamente numa caixa no depósito, caso não funcionemos corretamente. Vocês poderão também reclamar no PROCOM se não fizermos o que prometemos!

Novas risadas, seguidas por rápidas gargalhadas de alguns da plateia.

- Senhoras e senhores! Vocês não vaiam um novo carro que está sendo lançado pela indústria automobilística antes de um test drive! Vocês não vaiam um novo tablet, que sai no mercado, antes de usá-lo! Vocês não hostilizam uma geladeira antes de saberem se ela fará o que está no contrato de compra! Por que vaiariam um robô que só fará o que for mandado para fazer pela própria sociedade?

Palmas efusivas se destacam em meio ao evento! Algumas pessoas até mesmo erguem as sobrancelhas, enquanto sorriem porque ficam impressionadas com palavras tão bem colocadas por uma máquina de falar!

- O senhor, por exemplo! (aponta o androide para um político sorridente que está na primeira fila). Vaiaria seu barbeador porque cortou seu rosto...? Não...? Algumas vezes nós faremos alguns cortes! Mas isso não quer dizer que a barba ficará mal feita...! E o senhor...? (indaga o androide para um empresário que balançava a cabeça, concordando com o ser cibernético). Vaiaria seu carro porque o combustível acabou...? Será que a culpa não foi sua de ter se esquecido de completar o tanque? Ou irá culpar mesmo o carro..., que vinha te avisando pelos últimos dez quilômetros que estava prestes a se dar mal...?

Agora toda a plateia ri em conjunto com o "stand up comic" do androide.

- Algumas vezes o combustível poderá acabar. Mas não somos um simples automóvel. Pararemos o carro para você no primeiro posto antes do problema acontecer. Algumas vezes a lâmina poderá cortar o rosto público, mas não somos um simples barbeador! Nós recolheremos a lâmina e avisaremos que você não esticou bem a pele para que a operação seja feita! O que quero dizer..., senhoras e senhores! Que somos um produto novo no mercado! E pedimos a cada um de vocês para fazer um test drive! Pedimos que observem a nossa atuação no dia-a-dia! Pedimos que avaliem e comparem os resultados! Não estamos aqui oferecendo uma lâmina adicional para o seu barbeador! Não...! Nem queremos que ponham a barba de molho enquanto trabalham!

Gargalhadas efusivas impedem o androide de continuar por diversos e longos segundos. Ele espera fazendo "caras e bocas" robóticas de um comediante cibernético:

- Estou lhes dizendo que a sua barba será aparada suavemente enquanto você estiver dormindo, porque nós androides não precisamos dormir...! Estou lhes dizendo que cada cômodo de sua casa será limpo, enquanto você estiver no cômodo ao lado...! Que cada obra pública será realizada antes mesmo que algum problema inesperado aconteça numa determinada comunidade sem que a população tenha que requisitar ao governo que tome uma atitude! Estou tentando lhes dizer que a união do supercomputador com inteligência artificial avançada, aliada a um corpo robótico lindo e maravilhoso como o meu... (as risadas se acentuam, quando o robô passa uma de suas mãos artificiais pela lateral do corpo plástico indo das pernas até a barriga), poderemos garantir que estaremos sempre disponíveis para melhorar tudo o que pudermos na sociedade onde todos possam ganhar no final! Obrigado!

Palmas! Palmas! E mais palmas da plateia! Esta foi a resposta às palavras inesperadas e brincalhonas do espirituoso androide! O presidente retorna ao púlpito batendo palmas solidárias ao organismo cibernético que o cumprimenta estendendo a mão a ele. Os dois se cumprimentam no palco e se abraçam sob as luzes do mundo que os observam. O presidente se dirige ao microfone ainda sorrindo e comenta com o público.

- Este androide nasceu para ser político...! Rsrsrs...! Mas se por acaso não funcionar bem no cargo de assessor, poderá trabalhar como animador de plateia ou em algum programa humorístico...! Rsrsrs...! Vocês viram porque eu me apaixonei por este novo sistema...? Ele não foi programado para isso...! Também não foi contratado para contar piada nos plenários...! Rsrsrs! Eu juro...! Rsrsrs! (comenta o presidente dando uma ligeira "puxada de orelha" no supercomputador que controla os androides). Mas...! A espontaneidade de comunicação desta nova tecnologia e a capacidade deste novo programa em se adaptar a cada situação que se apresenta, é o que torna tão fascinante tudo isso para mim! Tenho certeza que nossos novos assessores serão capazes de se integrar à sociedade organizada e produzir bons resultados no futuro. E por isso... eu declaro neste momento... empossados os novos Assessores Cibernéticos Ministeriais da Presidência da República! Os ACMPRs!

As palmas se generalizam e até mesmo as vaias foram contornadas, porque alguns dos que não concordavam deixaram o evento e outros simplesmente resolveram controlar seus impulsos contrários ao decreto presidencial diante de um apoio tão massivo ao evento. Bárbara retorna para fechar o assunto:

- Rsrsrs! Muito bem! Este foi então o rápido evento de posse dos vinte e cinco androides como os novos assessores dos ministros de estado. Tivemos direito até mesmo a momentos cômicos, de tensão e de pura imaginação onde pudemos antever como deverá ser daqui para frente a vida pública dos eleitos pelo presidente para gerenciar as pastas e gabinetes, antes tão disputados pelos partidos políticos. Parece que a partir de agora este... "rabo de foguete"... só será suportado pelos que realmente desejam fazer algo de bom pela sociedade e não mais pelos incompetentes e despreparados para esta posição! O mundo realmente está mudando! E me parece que a política não será mais a mesma depois disso! Eu sou Bárbara! Obrigada pela audiência e voltaremos mais à noite com novas informações. Até lá!

CAPÍTULO IV
PEDRO E O LOBO

CAPÍTULO XXVII
LAR DAS ONÇAS

CAPÍTULO V
FANTASMA URBANO

CAPÍTULO XXVIII
O INFERNO CONTRA-ATACA

CAPÍTULO VI
PIRATAS INVISÍVEIS

CAPÍTULO XXIX
ATAQUE AO LITORAL

CAPÍTULO VII
ENTRANHAS DO PODER

CAPÍTULO XXX
NOVOS POLÍTICOS

CAPÍTULO VIII
FRONTEIRAS DA GUERRA

CAPÍTULO XXXI
LEMBRANÇAS ANTIGAS

CAPÍTULO IX
BALAS ASSASSINAS

CAPÍTULO XXXII
O DONO DO INFERNO

CAPÍTULO X
FICHA LIMPA OU ROUPA SUJA

CAPÍTULO XXXIII
AGULHAS INVISÍVEIS

CAPÍTULO XI
PIRATAS EM REUNIÃO

CAPÍTULO XXXIV
VISITA INTERNACIONAL

CAPÍTULO XII
PRESSÃO POLÍTICA

CAPÍTULO XXXV
SOZINHO NA MULTIDÃO

CAPÍTULO XIII
GUERRA SEM-FIM

CAPÍTULO XXXVI
GUERRA DE INVISIBILIDADE

CAPÍTULO XIV
NAS PISTAS DE UM COMBATE

CAPÍTULO XXXVII
VERDADE DOS FATOS

CAPÍTULO XV
ENTREVISTA COM O DEMÔNIO

CAPÍTULO XXXVIII
PALAVRA DE PRESIDENTE

CAPÍTULO XVI
MOGADÍSCIO

CAPÍTULO XXXIX
O ENCONTRO COM O MAL

CAPÍTULO XVII
O AMANHÃ COMEÇA HOJE

CAPÍTULO XL
TIRO NO ESCURO

CAPÍTULO XVIII
MORTE NA ALDEIA

CAPÍTULO XLI
PARCERIA INUSITADA

CAPÍTULO XIX
FRONTEIRA DO PODER

CAPÍTULO XLII
ESPELHO QUEBRADO

CAPÍTULO XX
FALSO FANTASMA

CAPÍTULO XLIII
O NOVO CÂNCER

CAPÍTULO XXI
LADRÃO QUE ROUBA LADRÃO

CAPÍTULO XLIV
LEMBRANÇAS DO VIETNÃ

CAPÍTULO XXII
DOMÍNIO DO ÓBVIO

CAPÍTULO XLV
A VERDADEIRA DEMOCRACIA

CAPÍTULO XXIII
CORONEL SEM ESTRELA

PERSONAGENS
DESTE LIVRO

COMENTE SOBRE
ESTE LIVRO
CLICANDO AQUI

------------------------------------------
-------------------------------------
Capítulo
Anterior

Próximo
Capítulo

----------------------------------